Preços podem vir a baixar nos pacotes Tv Net Voz

Inflação prevista de 0,7% mas preços aumentam pelo menos 2,5%

gráfico pacotes mais baratos


Operadores já anunciaram os preços para 2015, revelando todos eles um aumento de preços entre os 2,5 e os 3% face aos preços em vigor no final de 2014. Apesar da rivalidade natural entre os vários operadores, dado que competem no mesmo mercado, os aumentos anunciados são coerentes, quase como se existisse apenas um operador. De acordo com os sites dos operadores, estes aumentos também serão aplicados aos actuais clientes, o que pode causar alguma indignação, já que muitos teriam a expectativa de que os preços se mantivessem até ao final do período de fidelização. A excepção à regra é a Vodafone que garante o preço promocional do serviço Tv Net Voz durante todo o período de fidelização (24 meses).

De acordo com o estudo BROADBAND INTERNET ACCESS COST (BIAC) publicado anualmente pela Comissão Europeia, os preços praticados em Portugal nos pacotes de serviços Tv + Internet + Voz encontram-se claramente acima da média europeia. Isto permite-nos perceber que existe clara margem de manobra para uma descida geral de preços e acreditamos que isso poderá acontecer já em Fevereiro ou Março deste ano, contudo, tal descida beneficiaria apenas as novas adesões.

Em resumo, é razoável acreditar que os preços nos pacotes Tv Net Voz venham a descer ao longo do ano, como tem vindo a acontecer nos últimos anos. Os novos preços anunciados pela Vodafone para o serviço base deverão manter-se durante algum tempo, o que seguramente pressiona os restantes operadores a baixar os seus preços. A confirmar-se este cenário, os aumentos aplicados pelos operadores MEO e NOS bem podem ser entendidos pelos seus clientes como uma punhalada nas costas, uma manobra para aumentar o custo dos seus contratos.

Os analistas de pacotes-tvnetvoz

15-01-2015 442 vizualizações
Powered by in4Chance