Net lenta, porquê?

Porque é que a minha net é muito mais lenta do que a anunciada?

Net Lenta


As velocidades de internet anunciadas pelos operadores podem não ser as que estamos a obter. Eles estão em falta? Podem não estar!
Pode haver vários factores a contribuir para não conseguirmos tirar o proveito de toda a banda que temos. O operador pode não estar a fornecer a velocidade anunciada - relembramos que velocidade anunciada pode ser "até X Mbps" ou "X Mbps garatidos" - anúncios totalmente distintos - mas analisemos outros fatores que podem contribuir para não estar a disfrutar de toda a velocidade que esperava:

  • A falta de RAM pode estar a contribuir até certo ponto, o browser torna-se mais lento, logo, a nossa navegação também. Mas se a RAM não estiver sobrecarregada, adicionar RAM não fará qualquer diferença na velocidade da internet que obtém.
  • O router não estar à altura das velocidades pode ser outro fator, mas se usa o router colocado pelo operador dificilmente esta será a causa.
  • A distância do router ao hardware do operador já é um fator que pode ser bem relevante, numa cidade será mais fácil estar perto de algum mas se nos afastarmos dos grandes centros urbanos podemos também afastarnos de uma boa velocidade de internet.
  • Se a conexão é partilhada com outros clientes do operador pode haver congestionamento especialmente se alguém fizer um uso intensivo da banda ou se houver demasiadas ligações ao mesmo tempo, razão pela qual testarmos a velocidade a diferentes horas do dia pode ajudar ao despiste da causa.
  • Os operadores podem estar a abrandar a ligação. Há casos/serviços em que após X Mb de download a velocidade é diminuida, mesmo com trafego ilimitado anunciado.
  • O servidor a que estamos a aceder quando visitamos um website também pode ser a causa da lentidão (especialmente quando só acontece em alguns websites ou estamos a utilizar p2p, etc)
  • E finalmente o principal causador de uma internet lenta (quando a causa não for "para lá do router" e estamos ligados sem fios): A nossa ligação Wi-Fi.

Localização/Interferências e posicionamento do router

A localização do router pode ter um grande impacto na velocidade que experimentamos. Testar a velocidade da internet colocando o router em sítios diferentes da casa pode dar-lhe uma boa surpresa. O router não deve estar no chão e sim mais alto, e se tiver antena confirme que a tem na posição vertical para permitir melhor propagação das ondas. Colocá-lo perto de objectos de metal, pode fazer grande interferência e reduzir-lhe a velocidade de internet (entre o router e o dispositivo) tal como colocá-lo perto de telemoveis, telefones sem fios, microondas ou qualquer outro aparelho que emita ondas eletromagnéticas.

Existem várias redes wireless perto? Se houver outras ligações perto que usem as mesmas frequências (existem app's para android que testam as redes Wi-Fi próximas, se tiver acesso pode testar e experimentar o sinal em diferentes zonas da casa) as ligações vão entrar em competição e o utilizador vai sentir a lentidão. Se lhe é possível alterar as frequências nas suas definições de wireless pode testar a velocidade noutro canal. Leia o ponto seguinte para saber mais sobre as frequências e os padrões de wireless.

Padrão Wi-Fi

O padrão de Wi-Fi é o conjunto de especificações da IEEE para a comunicação entre uma base e um cliente (o dispositivo que acede) nas redes wireless. 802.11 foi a inicial mas desde então já foram feitas muitas extensões.

  • Padrão - velocidade máxima possivel - frequência
  • 802.11 - 2Mbps - 2.4Ghz
  • 802.11a - 54Mbps - 5Ghz
  • 802.11b - 11Mbps - 2.4Ghz - a partir daqui chamou-se Wi-Fi (Wireless Fidelity)
  • 802.11g - 54Mbps - 2.4Ghz
  • 802.11n - 150Mbps (na vs com 3 antenas = 300Mbps e teoricamente pode ir aos 600Mbps) - 2.4Ghz e 5Ghz
  • 802.11ac - 433Mbps (na vs com 3 antenas = 1,3Gbps e teoricamente pode ir aos 6Gbps) - 5Ghz (5G Wi-Fi)

Na lista de redes wireless disponíveis podemos ver como estamos ligados. No windows, ao clickar com o botão direito do rato na nossa rede podemos "ver estado" ou em "propriedades" (depende das versões) consultar a banda/padrão e a velocidade que estamos a usar em wireless (pela velocidade também podemos deduzir qual será o padrão)

Concluindo, para disfrutar de, por ex, 100Mbps é necessário que o operador os disponibilize até ao router, que o router esteja à altura da velocidade disponibilizada e comunique com o dispositivo a >=100Mbps sem interferências externas e dentro do seu raio de cobertura e que o dispositivo tenha recursos de memória suficientes.

Os analistas de pacotes-tvnetvoz

11-04-2015 2193 vizualizações
Powered by in4Chance